Pavão


A beleza do colorido vibrante e natural faz com que o pavão seja considerado por muitos um dos animais mais bonitos entre todos. Fácil de lidar, o pavão é dócil e adapta-se bem à vida no cativeiro quando o manejo é feito de forma adequada. Pode ser criado em espaço pequeno, desde que o local tenha tamanho suficiente para ele se movimentar, visto que além de ser de uma ave de grande porte, possui uma cauda longa. Os pavões vivem até 16 anos são bastante resistentes, ou seja, dificilmente adoece.

No entanto, é recomendado manter o viveiro sempre higienizado, com água limpa e fresca disponível. O pavão gosta de dormir em lugares altos, logo é importante oferecer um poleiro de madeira. Embora as aves possam ficar soltas, o mais indicado é mantê-las em viveiros instalados em terrenos secos e com boa incidência de sol. Disponibilize um espaço com areia, onde os pavões gostam de se deitar e comer os grãos para auxiliar a digestão. O viveiro pode ser construído pelo próprio criador e deve ter uma parte coberta por telhas para proteger as aves da chuva e do sol muito forte.

Escolha um local protegido de ventos e umidade. Evite que os animais fiquem em contato direto com o chão, usando palha seca ou serragem de madeira como forro, com trocas a cada oito dias. Apesar da rusticidade dos pavões, são recomendados alguns cuidados no manejo, principalmente em relação aos filhotes, que são frágeis e sensíveis à umidade, ao frio e a verminoses.

Siga um programa de aplicação de vacinas e vermífugos orientado por um veterinário especializado. No que se refere a alimentação, para cada fase da vida do pavão, há uma alimentação específica: Após 24 horas do nascimento, os pintinhos devem receber ração inicial por seis meses, quando então passa-se para a de crescimento; no período de acasalamento, alimente as aves com ração de reprodução/postura. Reforce as refeições dos filhotes com ovos cozidos e folhosas picadas, mas não dê alface, que causa diarreia e enfraquece a ave. Instale um bebedouro automático para ter sempre água limpa e fresca à vontade.

A reprodução ocorre entre setembro e janeiro com as aves que já atingiram 2,5 anos de vida, idade da maturidade sexual dos pavões. Com duas a três posturas por ano, a pavoa bota, em média, 23 ovos, que eclodem em cerca de 30 dias. Durante o choco, galinhas e peruas podem substituir as pavoas, que não são muito afeitas à prática. Na Point Animal você encontra profissionais experientes e com conhecimento sobre todos os tipos de aves, inclusive as ornamentais.

O que dizem nossos Clientes

Eles conhecem bem a gente

Fundada em 2008, Point Animal nasceu da vontade de oferecer um atendimento clínico personalizado aos animais de estimação e Pets não convencionais (aves, répteis, roedores, lagomorfos, primatas, ferrets, peixes entre outros).

Contatos

SCLRN 716 Bloco B Lojas 31 e 37  Brasília
Asa Norte - Distrito Federal
(61) 3347-9305
(61) 3272-9204
PLANTÃO 24 HORAS/Chamar pelo celular
(61) 9931-19786

Funcionamento

  • Segunda à sábado - 08:00 às 18:00 | Domingo - 09:00 às 18:00 | Domingo apenas atendimento clínico

Útimas fotos