Cacatua


O penacho vistoso no topo da cabeça da cacatua exibe tanto a beleza quanto sinaliza o estado de humor da ave. Quando eriçado indica que sente-se bem, já quando a crista se encolher, melhor não mexer com a ave, pois ela não está para brincadeiras. A cacatua chega a viver por mais de 70 anos e em condições adequadas Originária da Oceania é uma ave muito ativa e inteligente que se afeiçoa às pessoas, tornando-se dócil e brincalhona. De plumagem de cores simples e definidas, tem tamanho que varia de 35 a 70 cm.

Como todo psitacídeos o ideal é criar casais. A aproximação entre as aves sempre deve ser feita progressivamente, para que haja um período de adaptação. No entanto, mesmo depois de juntas, precisam ser acompanhadas para evitar brigas. A limpeza do local de criação é essencial para o desenvolvimento saudável da ave. Faça regularmente a higienização da gaiola ou viveiro, que devem ser instalados em lugar calmo, sem correnteza de ar e, preferencialmente, voltado para o norte, para receber o sol da manhã. Use uma gaiola grande de, no mínimo, 60 x 60 x 60 cm para cada ave, ou um viveiro amplo de 120 x 60 x 60 cm.

Ofereça brinquedos e objetos específicos para ave se entreter. Para os poleiros, aproveite galhos redondos e de superfície áspera em boas condições, com 2 a 6 centímetros de diâmetro, de árvores como a goiabeira, que possui tanino, uma substância de gosto amargo que desestimula as cacatuas a roer madeira. Instale a 100 cm do chão o comedouro e o bebedouro de porcelana. O bico da cacatua é forte para quebrar sementes, grãos e castanhas, que junto com vegetais são os alimentos básicos da ave. Porém, de 150 a 200 gramas por dia de ração balanceada atendem às necessidades nutritivas do psitacídeo.

Se for preciso, acrescente às refeições suplementos de frutas ou vitamínicos. Milho verde e pedaços de cana-de-açúcar podem servir como tira-gosto. Com 4 anos, a cacatua pode reproduzir e chegar a 4 posturas por ano. São de 2 a 5 ovos por postura chocados pela mãe durante cerca de um mês. A cacatua macho ajuda a fêmea no choco e na alimentação por 4 meses, quando os filhotes passam a comer sozinhos. Para amansar a cacatua nova, separe-a dos pais com 15 a 25 dias. Na Point Animal você encontra profissionais experientes e com conhecimento sobre todos os tipos de aves.

O que dizem nossos Clientes

Eles conhecem bem a gente

Fundada em 2008, Point Animal nasceu da vontade de oferecer um atendimento clínico personalizado aos animais de estimação e Pets não convencionais (aves, répteis, roedores, lagomorfos, primatas, ferrets, peixes entre outros).

Contatos

SCLRN 716 Bloco B Lojas 31 e 37  Brasília
Asa Norte - Distrito Federal
(61) 3347-9305
(61) 3272-9204
PLANTÃO 24 HORAS/Chamar pelo celular
(61) 9931-19786

Funcionamento

  • Segunda à sábado - 08:00 às 18:00 | Domingo - 09:00 às 18:00 | Domingo apenas atendimento clínico

Útimas fotos