Automutilação


A automutilação é uma doença que ocorre com várias espécies e normalmente está relacionada com transtornos psicológicos. É uma doença bastante comum em aves, principalmente nos psitaciformes. Como o próprio nome diz, ela se caracteriza pelo fato do animal se mutilar, principalmente com o bico, a princípio arrancando as próprias penas e posteriormente retirando pedaços da pele e da musculatura.

As princiapais causas da doença são: estresse (condições inadequadas de vida, solidão, perda de companheiro de longa data, morte do proprietário, mudança de ambiente, ansiedade, etc.), carências nutricionais, presença de ectoparasitas (piolho), além de outras causas, como: frustração sexual e processos alérgicos. O prognóstico e o tratamento dependem da principal causa envolvida, visto que é uma doença multifatorial.

O tratamento geralmente consiste em correção alimentar e uso de polivitamínico, verificação de ectoparasitas, uso de antibiótico de amplo espectro caso ocorrram dermatites ou soluções de continuidade na pele, se necessário. O uso de anti-histamínicos também pode ser indicado. O passo seguinte do tratamento é verificar alterações psicológicos que levem o animal ao quadro de estresse, patologia muito comum nas aves e animais silvestres, e de difícil tratamento visto que o estresse é uma doença que está relacionado ao próprio encarceramento do animal.

Uma outra seria a colocação de colares elizabetanos (imobilização) no pescoço da ave, dificultando seu acesso às áreas afetadas. Esse colar permanece no pescoço do animal até a cura das feridas e do crescimento das penas, além do uso de medicamentos tópicos (locais) que inibam a auto-mutilação. É uma doença delicada, pois normalmente não tem causa física e sim psicológica, sendo assim prevenir é o melhor caminho, por isso o importante é oferecer qualidade de vida para os animais, que inclui dentre outras coisas, carinho, manejo adequado, alimentação e ambiente corretos para a espécie em questão. Na Point Animal você conta com médicos veterinários especializados em aves com habilidade e conhecimento para oferecer o melhor tratamento para todas as espécies de aves.

O que dizem nossos Clientes

Eles conhecem bem a gente

Fundada em 2008, Point Animal nasceu da vontade de oferecer um atendimento clínico personalizado aos animais de estimação e Pets não convencionais (aves, répteis, roedores, lagomorfos, primatas, ferrets, peixes entre outros).

Contatos

SCLRN 716 Bloco B Lojas 31 e 37  Brasília
Asa Norte - Distrito Federal
(61) 3347-9305
(61) 3272-9204
PLANTÃO 24 HORAS/Chamar pelo celular
(61) 9931-19786

Funcionamento

  • Segunda à sábado - 08:00 às 18:00 | Domingo - 09:00 às 18:00 | Domingo apenas atendimento clínico

Útimas fotos