Tucano


A marca do tucano é seu bico longo e colorido, que contrasta com sua cor negra e vistosa. Nativo das Américas, é encontrado na natureza entre o México e a Argentina. No Brasil existem o Ramphastos toco, de bico amarelo (da foto e o mais conhecido); o Ramphastos vitelinus, de bico preto; o Ramphastos dicolorus, de bico verde; e o Ramphastos tucanus, de bico amarelo e preto.

A criação de tucano é bastante viável para quase todo tamanho de estrutura. Com o desenvolvimento de rações de alta qualidade, encontradas facilmente nas lojas especializadas, a criação comercial tornou-se mais difundida pelo país e hoje é possível encontrá-los por todo o Brasil. Apesar de não ser uma criação difícil, demanda muita paciência e cuidados. A participação de um profissional especializado, como um veterinário, zootecnista ou biólogo, é muito importante. Ao adquirir matrizes e reprodutores, dê preferência à aquisição de aves de criadores especializados.

Lembramos que é fundamental ter a autorização do Ibama, visto que a espécie é classificada como ave silvestre. Compre filhotes, pois são mais fáceis de domesticar e formar casais. O tucano é monogâmico, logo a criação é feita aos casais. Cada par deve habitar uma área separada do viveiro. Um terço da área de criação deve ser coberta, a fim de protegê-los do excesso de sol e de chuvas intensas.

Os tucanos precisam de banhos de sol nas horas mais frescas do dia e de chuvas amenas. As medidas recomendadas para o viveiro são 6 metros de comprimento, de 2,5 a 3 metros de largura e 3 de altura. Instale um ninho de madeira de um metro de altura por 40 cm de largura e profundidade. O bebedouro e o comedouro devem ficar suspensos a pelo menos 1 m do chão.

O tucano é frugívoro, então forneça sementes e frutas picadas diariamente, mas evite as cítricas. Como necessita de proteína na dieta, ele caça insetos. No hábitat natural, chega a comer pequenas presas, como lagarto, perereca e ratos, ou até ovos de outras aves, em cativeiro, se alimenta ainda de ração específica, disponível no mercado. Assegure água limpa e fresca no bebedouro.

O tucano atinge a maturidade sexual entre 3 e 5 anos de idade. A reprodução ocorre durante a primavera e o verão, de setembro a março. São colocados de dois a quatro ovos por postura, e a incubação leva 18 dias. Na Point Animal você conta com médicos veterinários especializados em aves com habilidade e conhecimento para oferecer o melhor tratamento para todas as espécies de aves.

O que dizem nossos Clientes

Eles conhecem bem a gente

Fundada em 2008, Point Animal nasceu da vontade de oferecer um atendimento clínico personalizado aos animais de estimação e Pets não convencionais (aves, répteis, roedores, lagomorfos, primatas, ferrets, peixes entre outros).

Contatos

SCLRN 716 Bloco B Lojas 31 e 37  Brasília
Asa Norte - Distrito Federal
(61) 3347-9305
(61) 3272-9204
PLANTÃO 24 HORAS/Chamar pelo celular
(61) 9931-19786

Funcionamento

  • Segunda à sábado - 08:00 às 18:00 | Domingo - 09:00 às 18:00 | Domingo apenas atendimento clínico

Útimas fotos