Parasitas em aves


As aves em geral podem ser acometidas por diversos tipos de parasita, como os do sangue (hemoparasitas), os da pele e penas (ectoparasitas) e os internos (endoparasitas). Os hemoparasitas são detectados pelo exame de sangue e costumam fazer com que as aves apresentem sinais como perda de peso, anemia severa e levando as vezes até mesmo a morte.

O tratamento é feito com medicações específicas de acordo com cada parasita e nível da enfermidade. Já as ectoparasitas tem como agentes piolhos, pulgas, ácaros e outros insetos que também podem acometer as aves. Neste caso o animal pode apresentar perda de peso, anemia, prurido intenso e retardo no crescimento, além de ficar predisposta a outras doenças.

O tratamento é feito com medicações por via oral, injetável ou para aplicar na pele, variando conforme o caso. Sempre que os insetos forem vistos no animal devem ser removidos da ave. É sempre importante lembrar que esse tipo de infestação fica no ambiente, logo este deve ser limpo de forma efetiva e regular. E por último os endoparasitas.

Estes causam processos inflamatórios no aparelho digestivo das aves, sendo encontrado uma grande variedade de espécies. Os sintomas vão variar conforme a espécie de parasita, quantidade e estado geral de saúde da ave. O diagnóstico é feito pelo exame das fezes e o tratamento geralmente com vermífugos, que variam conforme o tipo de endoparasita encontrado e desinfecção do ambiente. Na Point Animal você conta com médicos veterinários especializados em aves com habilidade e conhecimento para oferecer o melhor tratamento para todas as espécies de aves.

O que dizem nossos Clientes

Eles conhecem bem a gente

Fundada em 2008, Point Animal nasceu da vontade de oferecer um atendimento clínico personalizado aos animais de estimação e Pets não convencionais (aves, répteis, roedores, lagomorfos, primatas, ferrets, peixes entre outros).

Contatos

SCLRN 716 Bloco B Lojas 31 e 37  Brasília
Asa Norte - Distrito Federal
(61) 3347-9305
(61) 3272-9204
PLANTÃO 24 HORAS/Chamar pelo celular
(61) 9931-19786

Funcionamento

  • Segunda à sábado - 08:00 às 18:00 | Domingo - 09:00 às 18:00 | Domingo apenas atendimento clínico

Útimas fotos